
Triskelion / Triskle
Triskelion, é um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas", este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida e do universo.
O número três era considerado sagrado pelos celtas, reforçando o conceito das tríades divinas e dos três reinos: Submundo, Mundo do Meio e Mundo Superior.
O triskelion ou triskle também é conhecido por triskele, triqueta ou threefold e possui dois grandes níveis de simbolismo, que são:
1°- Simbologia ligada ao constante movimento de ir, ou seja, a acção, o progresso, a evolução, a criação e os ciclos.
2°- Simbologia ligada as representações da triplicidade: corpo, mente e espírito; terra, céu e mar; passado, presente e futuro; primavera, verão e inverno (antiga divisão das estações), e assim por diante.
Representação dos Três Mundos Celtas
- O Outro Mundo: onde os espíritos, Deusas e Deuses vivem.
- O Mundo Mortal: onde nós e a natureza vivemos.
- O Mundo Celestial: onde as energias cósmicas do Sol, da Lua, do vento e da água se movimentam.
As três pontas do triskelion além de associadas ao fluxo das estações representam também a própria Tríplice da Deusa. Numa versão mais actual podemos dizer ser as três faces da Deusa: Donzela, Mãe e Anciã, bem como as três fases da Lua: crescente, cheia e minguante.
De um modo geral este símbolo está associado ao cresicmento pessoal, ao desenvolvimento humano, o fluir da consciência e da expansão espiritual.
Interessante, não?
Sem comentários:
Enviar um comentário